Emissões Otoacústicas no Adulto (produto de distorção ou transientes)

Home / Emissões Otoacústicas no Adulto (produto de distorção ou transientes)

Emissões Otoacústicas no Adulto (produto de distorção ou transientes)

Objetivo do exame:
Avaliar o funcionamento da orelha interna.

Como é feito:
Um aparelho estimula com uma combinação de sons puros a orelha através de um pequeno fone inserido no meato acústico externo.

Requisitos para fazer o exame:
Que o paciente esteja quieto e não fale durante o teste

Comentário:
Quando as Emissões Otoacústicas por Produto de Distorção estão presentes pode-se afirmar que as orelhas média e interna estão normais ou alteradas em grau leve a moderado. Caso elas estejam presentes em que tem as Emissões Otoacústicas Transientes ausentes é muito provável que ela tenha uma perda auditiva leve a moderada por lesão parcial da orelha interna.

Essas alterações podem estar presentes mesmo em que tem a audiometria tonal normal caracterizando precocemente uma disfunção coclear que explica a origem de alguns tipos de queixas de zumbido com audição normal e antecipa o diagnóstico de perda auditiva em pacientes que estão em tratamento com drogas ototóxicas e em indivíduos expostos a ruído no ambiente de trabalho.

O exame das emissões otoacústicas serve também para detectar casos de indivíduos que simulam perda auditiva para obter benefícios financeiros ou emocionais e também para diagnóstico diferencial entre perdas auditivas causadas por lesão na cóclea e a causadas por lesão no nervo auditivo ou tronco encefálico.

Whatsapp
Enviar